GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS
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É um conjunto de tecnologias que permite o Gerenciamento Eletrônico de Documentos, os quais podem ser das mais variada origens, como papel, microfilme, som, imagem e mesmo arquivos já criados na forma digital.
O Gerenciamento Eletrônico de Documentos surgiu como uma das divisões da TI - Tecnologia da Informação, e que basicamente visa proceder ao gerenciamento de documentos, ou como terminologicamente é mais conhecido e adotado pela Arquivística de Gestão de Documentos.
Ter um sistema de GED não significa somente guarda arquivos eletrônicos.
Ter um sistema de GED significa ter nas mãos a capacidade de gerenciar todo o capital intelectual da empresa.
Objetivos de um GED
Manter toda a documentação dos projetos organizada e catalogada para imediata recuperação.
Proteger o ativo intelectual da empresa através do controle de acesso fazendo com que os documentos sejam acessados apenas pelas pessoas autorizadas e auditando todas as ações realizadas.
Assegurar a confiabilidade das informações através do versionamento e classificação dos documentos.
Contribuir com a gestão dos projetos.
Facilitar o trabalho dos envolvidos nos projetos nas atividades de disponibilização, visualização, comentário e validação dos documentos.
Vantagens em obter um GED
Facilidade e rapidez na consulta; Segurança ( controle de acesso ); Redução de espaço físico; Integração com outros sistemas e tecnologias; Respostas precisas e instantâneas; Redução de custos com cópias;
Velocidade e precisão na localização de documentos; Evitar extravio ou falsificação de documentos; Velocidade na implementação de mudanças nos processos; Possibilidade de uma empresa virtual sem limites físicos;
Automatização no processo de arquivamento e catalogação; Certificação digital; Extração, indexação e localização pelo conteúdo do arquivo;
Possui controle de revisão e segurança de todos os documentos;
Gerenciamento automatizado de processos (Workflow);
O workflow do arquivo permite tarefas em paralelo e serial e pode ser estruturado;
O workflow dispara ações automáticas baseadas nos prazos. O sistema notifica os "gerentes" e se necessário este pode intervir ou redirecionar tarefas;
O workflow armazena o histórico completo do processo para auditorias;
Emissão de relatórios agendados;
Controle do Avanço Físico da emissão de documentos;
Visualização de Arquivos sem necessidade de software instalado.